Sobre

Deputado Edio Lopes atuando na Câmara dos Deputados

Nome: Edio Vieira Lopes |  Nascimento: 04/01/1952 | Natural de Presidente Epitácio (SP)

O deputado federal Edio Lopes nasceu em 4 de janeiro de 1952, na cidade de Presidente Epitácio (SP). Iniciou a vida política no município de Mucajaí, onde vive até hoje, e era um pequeno agricultor na Vila Tamandaré. O seu primeiro mandato foi como vereador em 1989. No ano de 1991, foi eleito deputado estadual em Roraima pela primeira vez. Exerceu esta função por quatro mandatos, sendo neste período um dos deputados constituintes do Estado. Além disso, presidiu também a Assembleia Legislativa de Roraima de 1999 a 2000. Em 2006 foi eleito deputado federal pela primeira vez, sendo reeleito em 2010 e em 2014. Assumiu em fevereiro de 2019 seu quarto mandato.

Como deputado federal, tem priorizado ações sempre em busca do desenvolvimento de Roraima, investindo em obras estruturantes. Dentre elas, destacam-se os projetos pioneiros de piscicultura e de bovinocultura para os pequenos agricultores, que hoje são desenvolvidos em vários municípios e diversas comunidades indígenas, e são referências na geração de renda e contribui na melhoria da qualidade da alimentação e no desenvolvimento econômico das comunidades.

Na agricultura, Edio tem ampliado a aquisição de máquinas e equipamentos para atender os municípios. Além disso, o parlamentar continua investindo em projetos para levar energia elétrica para áreas rurais e comunidades indígenas. De acordo com o deputado, esse é um problema sério no estado de Roraima e o povo precisa ter acesso a esse serviço que é essencial.

O deputado Edio Lopes tem insistido também em ações que visam a melhoria da qualidade de vida dos roraimenses, com projetos de urbanização (calçadas e meio-fio, pavimentação asfáltica, entre outros), de educação com a construção de escolas e creches, esporte e lazer (quadras poliesportivas, campos de futebol, praças), de melhorias sanitárias e de saúde (Unidades Básicas de Saúde, drenagem urbana, ambulância, sistema de abastecimento de água), de segurança (aquisição de viaturas) e de habitação, com a aquisição de moradias tanto na área urbana quanto na área rural.

Na saúde pública, Edio Lopes vem investindo na construção de UBSs em vários municípios e comunidades indígenas. Uma delas será a Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF), a primeira do estado de Roraima. Esta aquisição atenderá moradores ribeirinhos da região do Baixo Rio Branco, com estrutura adequada para os atendimentos básicos de saúde.

Na Câmara dos Deputados, desde o seu primeiro mandato, Edio Lopes tem sido um dos parlamentares mais atuantes. Já integrou diversas Comissões, entre as mais importantes, foi membro titular das Comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), da Mista de Orçamento (CMO), de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), dentre outras.

O deputado já apresentou vários projetos e relatou importantes matérias na Casa. Atualmente é membro da CCJC, e das Comissões de Minas e Energia (CME), de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da CFFC, da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência e da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul.

Nosso mandato é participativo!