Deputado Edio participa de evento em Manaus para conhecer de perto a Zona Franca

Nesta sexta-feira, dia 11, o D (PL/RR) cumpre agenda no Distrito Industrial de Manaus, onde participa do Programa Conhecendo a Indústria – Edição Manaus, evento organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM).

A proposta do programa é de apresentar aos gestores públicos a realidade das indústrias, trazendo ao conhecimento das autoridades sobre os processos e tecnologias empregados na atividade industrial, além de identificar problemas, pontos positivos, e de entender a política pública aplicada em cada região.

O deputado Edio destaca que por ser da Região Amazônica, um dos motivos de estar participando deste evento é porque percebe uma tendência na discussão da Reforma Tributária da retirada de incentivos fiscais à Zona Franca de Manaus (ZFM) e às áreas de livre comércio, como a de Boa Vista, por exemplo.

“Entendemos que esses incentivos fiscais são importantes porque buscam amenizar um pouco as distorções regionais do Brasil. A ZFM gera cerca de 500 mil empregos diretos e indiretos, e ajuda também a preservar a Floresta Amazônica, pois muitos dos trabalhadores que poderiam estar no garimpo, na derrubada de árvores, entres outras atividades predatórias, têm emprego nas fábricas”, declarou Edio, citando como exemplo que Roraima detém mais de 85% de seu território intocado, e no Amazonas essa porcentagem passa de 90%.

Durante a programação, uma das fábricas que o deputado visitou foi a Moto Honda da Amazônia. Segundo dados da empresa, em 2011 chegaram a fabricar 1,7 milhão de motos. Para 2019 a previsão é de fabricar 900 mil unidades, e a fábrica tem em seu parque industrial 6.500 empregos diretos.

Alexandre Baldy. D

Nosso mandato é participativo!