Sessão Solene em comemoração aos 30 anos da UFRR é realizada na Câmara dos Deputados

O Plenário da Câmara dos Deputados foi espaço hoje para homenagear a Universidade Federal de Roraima (UFRR) pelo seus 30 anos de existência. O deputado federal Edio Lopes (PL/RR) participou da Sessão Solene comemorativa, que foi realizada hoje (10) pela manhã.

O parlamentar saudou o ex-senador Mozarildo Cavalcanti, responsável pela criação da Lei que implantou a UFRR no estado. “O senhor foi o protagonista, o sonhador. Soube acalentar o sonho e transformá-lo em realidade, cujos frutos as gerações posteriores estão colhendo e plantando novas sementes”.

O deputado também agradeceu o atual reitor da instituição, Jefferson Fernandes, por ter dado continuidade ao sucesso da UFRR. “Gratidão é a palavra que resume o sentimento de agora. A UFRR é imprescindível ao desenvolvimento e progresso daquele pedaço de país tão esquecido”, disse, ressaltando a parceria com a universidade que possibilitará a construção do núcleo de ensino superior em Mucajaí.

Edio Lopes finalizou dizendo que os parlamentares da bancada de Roraima precisam “lutar para preservar o ensino público de qualidade e com os recursos necessários em nosso estado”.

Emocionado, Mozarildo Cavalcanti destacou que a comemoração não só o deixou muito feliz, mas também orgulhoso de ver que o seu sonho se tornou possível.

Já o reitor Jefferson afirmou ser uma grande honra ser representante da UFRR. “O tempo é de celebração, mas também de pausa para a gratidão. Agradeço não só pelo que a instituição uniu nos últimos 30 anos, mas também pelo poder de afirmação no sistema de ensino superior da região amazônica, sendo reconhecida por saber colocar o conhecimento à serviço da sociedade e do seu desenvolvimento”, disse.

Atualmente, a UFRR oferta 48 cursos de graduação, 16 de mestrados e quatro doutorados, e possui mais de 9 mil alunos matriculados. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018, o impacto da universidade no contexto local equivale a 2% da população de Boa Vista.

Estiveram presentes também o primeiro reitor da UFRR, José Hamilton Gondin, os ex-reitores Gioconda Martínez e Roberto Ramos, além de outras autoridades e parlamentares de Roraima.

Confira como foi a sessão solene

https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/57345

Nosso mandato é participativo!