Deputado Edio Lopes participa do início da retomada das obras do prédio que vai abrigar o ensino superior em Mucajaí

A construção será concluída com recursos de emenda do deputado Edio Lopes junto a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam)

Neste sábado, dia 10, foi dado início à retomada das obras de construção do polo universitário que vai abrigar cursos de graduação superior em Mucajaí. A construção será concluída com recursos de emendas do deputado federal Edio Lopes (PL/RR) junto à Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

A solenidade contou com a presença do parlamentar, da anfitriã do evento, prefeita Nega, e do superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, além dos prefeitos dos municípios Argilson Martins (Caroebe), Gute Brasil (Normandia), o reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Jefferson Fernandes, o ex-deputado federal Luciano Castro, vereadores, autoridades, ex-prefeitos do município e a população de Mucajaí.

Em sua fala de boas-vindas, a prefeita Nega lembrou que a obra teve início na gestão do prefeito Gordo Lopes, com recursos alocados pelo então deputado federal Luciano Castro, e ficou paralisada durante um longo período, motivo de tristeza para as famílias de Mucajaí, que sonhavam com ensino superior sendo oferecido no município. “Retomamos esse sonho das famílias e dos jovens de Mucajaí. Era um compromisso nosso que hoje estamos conseguindo iniciar, contando com o apoio de parceiros importantes que acreditaram como o deputado Edio Lopes e o superintendente Paulo Roberto e toda equipe técnica da Sudam”, comemorou.

Aproveitando a participação de jovens das vilas e localidades próximas à sede do município, a prefeita garantiu o atendimento de mais uma demanda para essa parte da sociedade de Mucajaí. “Quero hoje me comprometer na garantia de manter um transporte de qualidade e permanente para que os jovens que moram nas vilas do nosso município possam estudar aqui na sede. Esse também é nosso compromisso”, assegurou a gestora.

Presente na solenidade, a presidente da Câmara Municipal, Andreia Almeida, disse que a parceria entre o legislativo municipal e a Prefeitura em prol do povo de Mucajaí foi muito importante. “Graças a nossa união e parceria, foi possível a aprovação pela Câmara Municipal, de lei específica autorizando a Prefeitura a celebrar os convênios com instituições de ensino superior que vão permitir a realização do sonho de muitos jovens do nosso município de cursar a graduação superior sem precisar se deslocar até a capital”, afirmou.

Já o ex-deputado Luciano Castro, que idealizou as estruturas para abrigar o ensino superior em vários municípios do estado, comemorou a retomada da obra. “Nós idealizamos a construção do prédio que abrigaria o ensino superior para atender as necessidades dos nossos jovens de Mucajaí. Hoje estamos aqui retomando a construção, e o deputado Edio foi determinado, junto com a prefeita Nega e a Sudam, para alocar os recursos necessários para a conclusão da obra. Eles acreditaram na parceria com instituições de ensino superior e vão conseguir integrar toda a comunidade com educação de qualidade e tecnologia, temos que comemorar”, finalizou.

Para a jovem Juliana Costa, que estudava o último semestre de Tecnologia da Informação em Boa Vista, e teve que abandonar o curso por conta das dificuldades para se deslocar até a capital, a construção do prédio vai trazer mais tranquilidade para os jovens do município. “Pretendo terminar o curso que iniciei, mas quero fazer outro curso e dizer que me formei em meu município. Além disso, acredito que com a implantação dos cursos vamos ter outros benefícios em Mucajaí”, disse satisfeita a jovem acadêmica.

O superintendente Paulo Roberto disse que os recursos começam a ser liberados em breve. “Em aproximadamente duas semanas as obras serão iniciadas. O importante é que todo processo já foi homologado, aprovado e agora é só o recurso chegar à conta da Prefeitura para iniciar a obra”, concluiu.

Paulo Correia falou também da importância do trabalho realizado pelo deputado Edio Lopes, que tem investido muita na Sudam com recursos destinados para várias obras hoje em andamento. “O trabalho do deputado Edio Lopes é fundamental. Sem o esforço dele e da prefeita Nega, não conseguimos aprovar esse projeto para tornar realidade o sonho do ensino superior em Mucajaí. A Sudam fez apenas o seu trabalho. Sonhando juntos, conseguimos concretizar algo que será fundamenta para a educação e para desenvolvimento de Mucajaí. Queremos mudar a vida das pessoas”, finalizou.

Responsável pelo recurso que possibilitou a retomada das obras do polo para o ensino superior, o deputado Edio Lopes disse que os recursos de suas emendas junto a Sudam vão proporcionar a finalização das obras estruturantes do prédio. “O ensino superior em Mucajaí é um sonho que alimentamos há muitos anos e estamos finalizando esse hoje, retomando as obras com recursos de emenda parlamentar minha junta a Sudam”, disse.

O parlamentar disse que esse é um passo enorme para Mucajaí. “Começamos com oito cursos superiores, em parceria da Prefeitura com instituições tão tradicionais e de reconhecimento federal como o IFRR [Instituto Federal de Roraima] e a UFRR. É um salto enorme no sentido de termos em Mucajaí um celeiro de saber, de novas inteligências, e de novos profissionais que serão formados aqui para o mercado de trabalho” finalizou.

 

Nosso mandato é participativo!