Deputado Edio Lopes participa de audiência pública realizada pela prefeitura de Mucajaí e o Instituto Federal

O deputado federal Edio Lopes (PL/RR), esteve presente na manhã deste sábado, 20, no Clube Reijilda, em Audiência Pública realizada pela Prefeitura de Mucajaí e o Instituto Federal de Roraima (IFRR) com seguimentos da população para definir cursos de graduação que serão ofertados no polo do IFRR, em fase de implantação na cidade. O Instituto Federal já está presente no município, ofertando um curso na modalidade à distância e duas pós-graduações.

Na abertura da audiência, que contou também com as presenças da prefeita Eronildes Aparecida Gonçalves, anfitriã do evento, a reitora do Instituto, Sandra Mara de Paula Dias Botelho, equipe do Instituto dos municípios onde o Instituto está presente, o reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), professor Jefferson Fernandes, a secretária municipal de Educação Sueli Magalhes e equipe que organizou a audiência, os vereadores Kekeu, João Neto, Dideck e Elson Pé de Ferro, alunos do ensino médio e seguimentos da sociedade.

A reitora do IFRR, Sandra Mara, fez uma avaliação da atuação da instituição no município, que hoje já conta com cursos na modalidade à distância. “Em todos os municípios onde o Instituto está presente, ele muda vidas, isso só é possível porque temos uma grande equipe. Vamos ajudar no desenvolvimento de Mucajaí”, disse.

A aluna Sofia Teixeira apontou com propriedade o que representa para a classe estudantil. “Hoje a classe estudantil de Mucajaí dá um passo largo, não mais levando o jovem mucajaiense para a universidade, mas trazendo a universidade até Mucajaí. Queremos que esse projeto seja permanente. Hoje nossa palavra e gratidão pela oportunidade de estudar ao lado de nossa família e nossos amigos”, comemorou.

O vereador Dideck, representando a Câmara Municipal, falou sobre a importância dos cursos para o município. “Esse projeto vem fortalecer a educação no município. É um passo firme e imprescindível para a realização dos sonhos dos jovens de Mucajaí”, disse.

Prestigiando a audiência, o reitor da UFRR, professor Jefferson Fernandes, falou sobre a parceria futura com a Prefeitura, que também vai beneficiar a população do município. “Estamos articulando com a prefeita a possibilidade de a UFRR também ofertar cursos superiores no município”, afirmou.

O deputado Edio Lopes, que vem ao longo dos últimos anos buscando tornar o sonho do ensino susperior em Mucajaí uma realidade, comemorou o momento. “Nos próximos dias, deveremos anunciar o início das obras do prédio que vai abrigar os polos para o Instituto e a UFRR. Esse é um desafio que nos propomos a realizar e encontramos no Instituto Federal e na UFRR os parceiros perfeitos para dar sustentação a esse projeto. Não deixarei de contribuir, como deputado federal, para que nada falte para que essas instituições concretizem esse sonho”, disse.

Para a prefeita Nega, os cursos escolhidos representam os anseios da população. “O IFRR será uma referência em educação de qualidade para o nosso município. Nossos jovens vão ganhar muito estudando aqui mesmo em Mucajaí ”, finalizou.

Edio Lopes destacou em sua fala ao final da audiência, que o município vai realizar audiência pública com a UFRR já no próximo dia 17 de agosto. “A implantação dos cursos de graduação superior em Mucajaí será realidade em 2020, vamos realizar audiência com a UFRR no dia 17 de agosto”, finalizou.

Após as falas das autoridades, teve início a exposição dos cursos que serão oferecidos pelo IFRR. Os cursos escolhidos serão conhecidos no próximo dia 26 de julho.

Nosso mandato é participativo!