Indústria de beneficiamento de mandioca é tema de reunião com agricultores de Mucajaí

Na noite de hoje, 31, o deputado federal Edio Lopes (PL/RR) se reuniu com 70 agricultores integrantes do projeto de implantação da Indústria de Beneficiamento de Mandioca de Mucajaí para explicar como será o funcionamento da estrutura. Os recursos para esta ação são de demanda do parlamentar junto a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), no valor de R$ 1,9 milhão.

Durante o encontro, que aconteceu na garagem da Prefeitura Municipal, e contou com a presença da prefeita Nega, do vereador Tel e do secretário de Agricultura, Neto Cruz, o deputado Edio explicou que o projeto é todo desenhado para beneficiar quase uma centena de pequenos agricultores familiares. Serão implantados 150 hectares de cultivo mecanizado de mandioca, em uma estrutura para plantação e escoamento da produção, com caminhões apropriados para o transporte, máquinas (tratores de pequeno porte) e implementos agrícolas, além de um galpão industrial com lagoa de estabilização, e capacidade de produção de até 100 sacas de mandioca por dia.

“Com esta ação, a Prefeitura vai gerar emprego e renda, o que irá incrementar a produção do município tanto para consumo interno quanto exportação. Além disso, possibilitará um novo incentivo à agricultura familiar, além de promovermos ao estado de Roraima um alimento que é consumido em larga escala, e que hoje grande parte é importado de outros estados, como Pará, Rondônia e Paraná”, explica Edio Lopes.

Dona Maria Irene, uma das agricultoras presentes na reunião e que tem experiência com o plantio de mandioca, destaca que este projeto trará oportunidades para todos os integrantes que serão beneficiados. “Gostei muito do projeto e tenho certeza que tudo dará certo, não só para mim, mas para muitos que estão engajados nesta ação e terão a oportunidade de fazer esse plantio mecanizado, que é muito bom. A mandioca é um produto que dá muita renda”.

Nosso mandato é participativo!