Deputado Edio solicita apoio em projetos na área da agricultura de Mucajaí em audiência no Ministério da Agricultura

O deputado federal Edio Lopes (PR/RR) esteve ontem (24) em audiência com secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes. O parlamentar foi buscar orientações no sentido da agilidade na tramitação de um processo visando a construção de um matadouro no município de Mucajaí.

Conforme explicou Edio Lopes, o município hoje é detentor do maior rebanho e produção de carne bovina de Roraima e o abate clandestino tem crescido cada vez mais, colocando em risco a saúde pública. “É uma situação que prejudica principalmente os pequenos produtores que não têm condições de levarem seu gado por conta própria para o abate em frigoríficos de Boa Vista, dado a distância e o frete que na maioria das vezes é mais caro do que o produto da venda do animal. Além do mais, é um transtorno para os mais dos 10 açougueiros de Mucajaí, que têm que se deslocar até a capital para comprarem a carne, que é o produto principal do seu negócio. É uma situação em que todo mundo perde”, disse.

O parlamentar ressaltou que o objetivo é oferecer uma estrutura equipada e moderna, de porte compatível com as necessidades, mas que possa minimizar os entraves, e que atenda o município de Mucajaí e o vizinho Iracema, se for o caso. O secretário Marcos Montes, amigo de Edio Lopes quando deputado federal, se sensibilizou com a situação e informou que priorizará a demanda.

Na oportunidade, o deputado também tratou sobre o início de um estudo para a implantação de laboratórios no município de Mucajaí para a realização de exames de anemia equina, brucelose, inseminação artificial de bovinos, entre outros.

Nosso mandato é participativo!