Deputado Edio Lopes e bancada de Roraima se reúnem com presidente Jair Bolsonaro

O deputado federal Edio Lopes (PR/RR) participou na noite de hoje (27) de uma audiência da bancada de Roraima com o presidente da República, Jair Bolsonaro. O tema central da reunião foi a questão energética do estado.

O presidente citou que ocorreu na tarde de hoje reunião do Conselho de Defesa Nacional que deliberou, por unanimidade, que as obras de construção do Linhão de Tucuruí do Amazonas à Roraima são de interesse nacional, o que minimizaria o trâmite do processo em vários setores, inclusive o ambiental.

“Conhecemos a posição e o interesse do presidente, mas o próprio reconhece que há algumas situações e entraves jurídicos que precisam ser vencidos. Segundo Bolsonaro informou, a previsão é iniciar as obras em julho deste ano, com conclusão prevista para junho de 2021”, disse o parlamentar.

Edio Lopes sugeriu ao presidente que pelo fato do Linhão atravessar um percurso de mais de 700 km, que as obras fossem iniciadas no sentido Manaus/Boa Vista e Boa Vista/Manaus o mais rápido possível, até que o trecho de aproximadamente 150 Km dentro da reserva indígena Waimiri-Atroari tenha os impasses processuais superados. “As obras iriam se encontrar e ganharíamos tempo, sempre respeitando e aguardando as decisões finais para construção do trecho na indígena”, disse Edio.

O deputado ressaltou também ao presidente a necessidade imediata do governo, por Decreto ou Medida Provisória, regulamentar as diretrizes estabelecidas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) nº 169, quanto a necessidade de consulta aos povos indígenas quando da execução de projetos e obras desta natureza.

Publicado em 27/02/19

Nosso mandato é participativo!