Edio Lopes participa da abertura do 1º Festival de Jogos Etnocultural Indígena de Roraima, na comunidade do Manoá, em Bonfim

O parlamentar, principal articulador para a realização do evento, destacou a importância dos Jogos como forma de preservar a cultura e promover a união dos povos indígenas

O deputado federal Edio Lopes (PR/RR) participou na noite desta segunda-feira (21) da cerimônia de abertura do 1º Festival de Jogos Etnocultural de Roraima na comunidade do Manoá, município de Bonfim. O evento pôde ser realizado pela Prefeitura Municipal após as articulações do parlamentar junto ao Ministério do Esporte. O festejo acontece até o dia 26 de maio e vai reunir mais de 1,5 mil indígenas do Bonfim, Alto Alegre, Pacaraima, Amajarí, Cantá, Normandia e Uiramutã em torno de competições, cultura e culinária das várias etnias.

A abertura oficial do evento foi feita pelo prefeito Joner Chagas. A solenidade contou com as presenças do ministro do Esporte, Leandro Cruz, e sua comitiva, deputados, secretários estaduais e municipais, vereadores e comunidades envolvidas. Todas as autoridades foram presenteadas com cocar. Os indígenas da comunidade da Enseada, no Uiramutã, fizeram uma bonita recepção e os Guerreiros do Fogo do Manoá se apresentaram com o Parixara. Os atletas indígenas com as representantes de todos os municípios participantes foram apresentados pelas delegações.

O deputado falou da importância que a realização dos jogos tem para os indígenas do estado, não só para o esporte, mas principalmente como forma de manter viva e valorizar as tradições. “Enche-me de felicidade contribuir para a realização desse evento tão importante para reunir as comunidades de várias etnias do estado em torno das tradições. Quero agradecer o apoio e empenho do ministro Leandro Cruz para esse acontecimento e a organização do prefeito Joner Chagas”, agradeceu.

O ministro Leandro Cruz lembrou o valor da preservação das culturas e o respeito a todos os povos indígenas como forma de manter as tradições de cada etnia. “Este evento é um marco na união das comunidades indígenas de Roraima. Marca principalmente o fortalecimento das tradições e da cultura, esse é o objetivo do evento”, disse o ministro.

Durante a cerimônia foram escolhidas as rainhas da competição. O primeiro lugar ficou com os anfitriões, com a escolha da jovem Yasmim Oliveira, 13 anos, da comunidade do Moscou de etnia Wapixana.

Os Jogos têm o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Ministério do Esporte e a articulação do deputado federal Edio Lopes.

Publicado em 22/05/2018

Foto 2

Nosso mandato é participativo!