Deputado participa do início do projeto de criação de peixe na comunidade indígena do Araçá, em Normandia

Com a implantação dos tanques no Araçá, serão beneficiadas mais de 80 famílias que moram na localidade. Foto: Sirley Barros

O deputado federal Edio Lopes (PR/RR) participou no último sábado (14), da entrega de mais três tanques que serão usados para a criação de peixes nos projetos de piscicultura em área indígena na comunidade do Araçá da Serra, na região da Raposa, município de Normandia. Com a soltura dos alevinos, foi dado mais um passo importante para concretizar o sonho de trabalhar com a piscicultura e desenvolver as comunidades indígenas do município.

Com a implantação dos tanques no Araçá, serão beneficiadas mais de 80 famílias da localidade com a produção do peixe, que será comercializado e também servirá para o consumo local, melhorando a qualidade da alimentação daquelas famílias e fomentando a economia local. O projeto foi implantado com recursos de emenda parlamentar de autoria do deputado Edio Lopes e mantido pela comunidade com o apoio da Prefeitura Municipal de Normandia.

A Secretaria de Ação Social do município, responsável pela condução do projeto, selecionou 15 famílias que serão responsáveis pela manutenção dos tanques de piscicultura na comunidade. Os técnicos da empresa responsável pelas orientações técnicas já iniciaram o treinamento para os moradores que vão, a partir de agora, cuidar dos tanques e da alimentação dos peixes.

De acordo com o prefeito Jairo Araújo, esse projeto é de grande importância para agricultura familiar e vai ajudar a desenvolver economicamente o município. “Com a implantação desses tanques e a soltura dos alevinos, já é possível dizer que o projeto deu certo. Está sendo um sucesso aqui em Normandia, pois iremos melhorar não só a alimentação dessas comunidades, mas também ajudar a desenvolver economicamente as famílias beneficiadas. Por esse motivo, quero agradecer ao deputado Edio Lopes que tem sido um grande parceiro para esse desenvolvimento acontecer”, concluiu.

Já o segundo tuxaua Aldeido Trajano, disse que o projeto trouxe alegria para a comunidade e para a alma dos indígenas e que vai promover o desenvolvimento econômico e melhorar a vida dos moradores do Araçá. “Quero agradecer em nome da comunidade pelos peixes que em breve vão nos alimentar e sustentar financeiramente nossas famílias”, disse.

O deputado Edio Lopes finalizou dizendo que o sucesso do projeto só foi possível graças ao empenho da prefeitura e à integração de forças com a participação e empenho das comunidades beneficiadas. “A soltura desses alevinos na comunidade do Araçá tem grande significado para os projetos de piscicultura em área indígena, pois consolida mais um passo para o sonho de melhorar a alimentação da comunidade e ao mesmo tempo, fomentar a economia por meio da comercialização do peixe.”

Projeto 

Os recursos para os projetos de piscicultura em área indígena são oriundos de emendas parlamentares do deputado Edio Lopes e executados pelas prefeituras com a participação da comunidade. Escavação dos tanques, aquisição dos alevinos, ração e insumos, assistência técnicas, treinamento e capacitação das famílias beneficiadas são incluídos no projeto.

Nosso mandato é participativo!